Marca Ambient

Comunicação

Entenda como funciona um projeto de terraplanagem

31 maio 2019

Segundo Instrução Normativa 06 – SAMA, terraplanagem é um conjunto de operações que envolvem escavações, carga, transporte, descarga, compactação e acabamentos. Com estes serviços mudam-se as configurações naturais do terreno para uma nova conformação topográfica desejada, normalmente baseada em um projeto arquitetônico ou urbanístico.

Para a elaboração do projeto de Terraplanagem e, posteriormente, sua execução, o ponto primordial é o conhecimento da natureza do material (solo), diretamente relacionada com suas propriedades físicas (coeficiente de adensamento, granulometria, ângulo de atrito etc). Através do conhecimento das propriedades do material (solo), é possível definir o modelo mais econômico e seguro para a execução das obras de terraplanagem, visando atender as especificações mínimas do projeto arquitetônico ou urbanístico.

Especificamente no município de Joinville, os serviços de terraplanagem são classificados, de acordo com a IN 06 – SAMA, entre pequena terraplanagem simplificada, pequena terraplanagem e grande terraplanagem. Em alguns casos, com este projeto, verifica-se a necessidade de construir um muro de contenção para garantir a estabilidade do terreno. Falaremos mais sobre essa ação em breve!

A Ambient Engenharia e Consultoria conta com pessoal capacitado e com larga experiência neste tipo de serviço, bem como possui tecnologia de ponta para o seu desenvolvimento. Todos os projetos da Ambient são desenvolvidos através de modelagem 3D em plataforma BIM (Building Information Model), conferindo ao trabalho mais precisão, agilidade e possibilidade de otimização dos custos das obras.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre projetos de terraplanagem? Entre em contato com a Ambient e converse com a nossa equipe!

  • Este artigo foi interessante pra você?
  • Sim
  • Não
Opinião registrada... obrigado