O que é BIM e quais benefícios na engenharia civil

A modelagem da Informação da construção, também conhecida como BIM, está em evidência na construção civil, mas afinal o que é BIM?

O que é BIM?

BIM é a sigla para “Building Information Modeling” (Modelagem de Informações da Construção).

Esta tecnologia permite a “Representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação, que contém todas informações do ciclo de vida da construção, disponíveis em projeto.”  Trata-se de uma construção virtual equivalente a uma edificação real, rica em detalhes, permitindo a simulação da edificação e entendimento de seu comportamento antes de sua construção real ter sido iniciada.

Benefícios da aplicação na engenharia civil

O BIM garante uma percepção antecipada das possíveis interferências e situações de manutenção comuns durante o ciclo de vida da obra, ampliando a importância e usabilidade do projeto e consequentemente, reduzindo as chances de improvisação e o tempo gasto na execução da obra, melhorando o desempenho e garantindo que o cronograma e orçamento previstos sejam respeitados. O modelo BIM pode ser utilizado para visualização tridimensional, para auxiliar nas decisões de projeto.

Os projetos modelados em BIM podem incluir os produtos e materiais reais que serão utilizados para construção, incorporando sua geometria, suas características, especificações e informações para adquiri-las se forem aprovados.

Esta tecnologia é mais um passo na evolução da engenharia civil.

A Ambient já atua com esta tecnologia em qualquer tipo de projeto. Saiba mais em https://www.ambient.srv.br/

  • Este artigo foi interessante pra você?
  • Sim
  • Não
Opinião registrada... obrigado

Escolhe uma área para ver os serviços: