Monitoramento Aquático: o que é e sua importância

Equilibrar o desenvolvimento urbano, econômico e produtivo com o meio ambiente é um desafio, e torna-se ainda mais complexo quando envolve a qualidade da água e sua Biota (conjunto de seres vivos, flora e fauna, que habitam um ambiente natural).

O que é Monitoramento Aquático

O monitoramento Aquático consiste na análise da qualidade das águas, seus sedimentos e da biota aquática. É composto por diversos estudos, entre os quais podemos destacar:

Estudo da Avifauna

Consiste em avistamentos e registro de aves, avaliando a ocorrência das espécies na área.

Estudo de Bentos e plânctons

Caracteriza a estrutura da comunidade incrustante, acompanha a colonização de substratos consolidados e identifica a presença de espécies exóticas ou invasoras.

Estudo da Ictiofauna

Identifica a presença e efetua o registro dos peixes, avaliando a ocorrência das espécies na área.

Estudo de Cetáceos

Atua na obtenção de dados sobre cetáceos (golfinhos e toninhas) da região, a fim de avaliar os impactos sobre os mesmos e criar condições de minimização destes.

Estudo de Tartarugas marinhas

Monitora a presença de quelônios e acompanha a qualidade dos recursos alimentares disponíveis para as tartarugas marinhas, avaliando indiretamente as alterações na ocorrência das espécies na área.

Estudo da Qualidade de água

Monitora e atua na manutenção da qualidade das águas costeiras. Além da água, este programa contempla a análise da comunidade planctônica, visando identificar as variações do ambiente aquático.

Estudo da Qualidade no sedimento (solo) comunidade bentônicas.

Monitora a qualidade dos sedimentos. O objetivo é verificar e dimensionar eventuais alterações ambientais,considerando as atividades desenvolvidas na região.

 

Importância do Monitoramento da Biota Aquática na Engenharia Ambiental

O Monitoramento Aquático tem a finalidade de verificar e dimensionar eventuais alterações ambientais, viabilizando a adoção de medidas preventivas ou corretivas. Estes estudos são de grande importância para engenharia ambiental, especialmente em áreas portuárias para o monitoramento da fauna marinha em ambientes próximos aos portos.

Com experiência no mercado, a Ambient desenvolve estudos de monitoramento de biota aquática para áreas portuárias. Entre em contato e saiba mais!

  • Este artigo foi interessante pra você?
  • Sim
  • Não
Opinião registrada... obrigado

Escolhe uma área para ver os serviços: