Como funciona um projeto de edificação e os benefícios de usar BIM

Projetos de edificação devem considerar aspectos de segurança, durabilidade e funcionalidade. Isto vale para qualquer tipo de empreendimento, sempre respeitando as exigências arquitetônicas vigentes.

“O projeto de uma edificação é uma atividade de arquitetura e engenharia de grande complexidade. Demanda conhecimentos específicos e gerais dos processos construtivos, assim como materiais e funcionalidades operacionais pós ocupação”. Robison Negri – Diretor Técnico da Área de Engenharia Civil da Ambient

O sucesso da construção da edificação, segundo todos os aspectos, está diretamente ligado a qualidade e abrangência dos estudos e definições consideradas na fase de projeto. O uso de BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) representa um grande aliado no desempenho técnico e econômico de uma obra, principalmente de maior porte.

Devido a grande variedade de conhecimentos específicos envolvidos é comum que os projetos sejam organizados em disciplinas que englobem conhecimentos comuns, como exemplo: Projeto de Arquitetura, Projetos Estruturais, Projetos de Instalações de Segurança e Suprimentos, Projetos de Infraestrutura Básica, etc.

A Ambient é especializada nas disciplinas de instalações prediais de segurança e suprimentos. Confira os pilares de um projeto de edificação comentados por especialistas.

Projeto de Preventivo de Incêndio

As edificações que tenham uma circulação significativa de pessoas precisam do projeto de combate e prevenção ao incêndio. Estes projetos são criados e assinados por profissionais habilitados e devem obedecer às normas de segurança estabelecidas na lei.

“São projetos técnicos, baseados em Instruções Normativas específicas aprovados pelos órgãos competentes neste caso, o Corpos de Bombeiros, a fim de promover medidas de segurança das edificações”. Gustavo da Rocha de Oliviera – Ambient

O objetivo de um projeto preventivo realizado pela Ambient é tornar o futuro estabelecimento o mais seguro possível para seus usuários em caso de algum sinistro.

Um projeto eficiente poderá conter:

  • Sistema de extintores de incêndio
  • Iluminação e sinalização de emergência
  • Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPCDA)
  • Sistemas de alarme de incêndio
  • Rotas de fuga
  • Risco de incêndio da edificação
  • Cálculo de carga de fogo
  • Redes de hidrantes
  • Centrais de gás – (GLP e GNV)

Projeto Hidrossanitário

“O projeto hidrossanitário tem como objetivo caracterizar e posicionar todo o sistema hidráulico de uma construção. Considera os pontos de entrada e saída de água, de esgoto, detalhamento das conexões empregadas nas interligações entre os encanamentos, tudo isso para o perfeito funcionamento do sistema, para a vazão, contribuição e demanda pelo qual foi projetado.” Ândria Anadon Woiczekoski – Ambient

Com o BIM, visto que temos a construção virtual em três dimensões, as incompatibilidades tendem a diminuir na confecção do projeto. A visualização do modelo permite a resolução de interferências, garantindo maior agilidade nas etapas de checagem bem como na coordenação dos projetos.

Logo, aliando-se a tecnologia BIM trabalhamos com projetos compatibilizados, bem especificados e detalhados gerando maior engajamento da equipe da obra em executar o que foi planejado.

Nossos projetos contam com soluções diversificadas para o reúso de águas pluviais conforme o uso final, seja para torneiras de jardim, reaproveitamento sanitário, entre outros. Além de trabalhar com diversos sistemas, os projetos realizados pela Ambient se adaptam de acordo com o projeto arquitetônico e a necessidade de cada cliente.

Além do abastecimento convencional de água fria, quando há necessidade de reduzir a carga estrutural e consequente eliminação dos reservatórios superiores, por exemplo, projetamos o sistema de distribuição pressurizado das cisternas até os pontos de consumo, atendendo as pressões e vazões de acordo com as normas brasileiras.

Os projetos realizados pela Ambient são eficientes, sempre com o foco na redução dos custos e eficiência dos sistemas, minimizando as chances de problemas inesperados nas obras e posteriormente na operação do empreendimento.

Projeto Elétrico e de Comunicação

Os projetos elétricos e de comunicação da Ambient Engenharia e Consultoria apresentam todos os equipamentos dos sistemas com seus respectivos posicionamentos e quantitativos, bem como o caminhamento dos eletrodutos e fiações, desde a entrada de energia, ligação com quadros de distribuição e passagem, aos pontos finais de consumo localizados em cada ambiente da edificação.

“A distribuição elétrica de uma edificação é composta por diversos componentes e equipamentos que devem ser instalados adequadamente, seguindo normas e procedimentos que garantam eficiência, conforto e segurança aos usuários da edificação. Para isto, necessita-se verificar a demanda energética dos equipamentos que serão utilizados e o melhor posicionamento de luminárias, interruptores, tomadas, quadros de distribuição, entre outros componentes.” Julia Eloisa Derlan – Ambient

Todos os projetos da Ambient acompanham plantas baixas, detalhamentos, memoriais descritivos e de dimensionamento e listas de materiais, elaborados conforme as normas brasileiras e por profissionais capacitados.

Compatibilização dos Projetos

Os projetos de Edificação constituem em subsistemas que devem ser integrados ao sistema construtivo proposto pela forma arquitetônica das estruturas, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta. A compatibilização trata-se de sobrepor ou unir os projetos: arquitetônico, estrutural, elétrico, hidrossanitário, preventivo, etc. O Objetivo da Ambient é reduzir ou até mesmo eliminar as interferências físicas e retrabalhos em um canteiro de obras, promovendo economia, otimização de recursos empregados e ganho na velocidade da construção.

“É muito comum projetos que são realizados separadamente e por equipes diversas, gerando (na grande maioria das vezes) conflitos entre eles.” Eng. Eduardo Diego Orsi – Coordenador de Projetos Ambient

A junção entre os vários subsistemas envolvidos resultará em um correto andamento de obra evitando transtornos. A Ambient utiliza ferramentas 3D específicas em seus projetos, como BIM, que possibilitam a perfeita compatibilização entre os projetos complementares. Tendo toda ideia executiva e orçamentação da obra antes mesma de ser iniciada.

Os projetos de Edificação realizados pela Ambient, são baseados em normas técnicas e expertise profissional. Com o que há de mais de novo em ferramentas, a empresa desenvolve todos os seu projetos na tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), aliando o conhecimento técnico e habilidades de nossa equipe de profissionais. Sabendo assim, lidar com questões práticas, desafios envolvidos, resoluções de problemas e imprevistos que possam surgir em algum momento do projeto. Tudo isso com o intuito de criar soluções gerando economia e simplificação na gestão e execução durante a obra.

Com experiência no mercado, a Ambient desenvolve projetos de edificação com utilização de BIM. Entre em contato e saiba mais!

  • Este artigo foi interessante pra você?
  • Sim
  • Não
Opinião registrada... obrigado

Escolhe uma área para ver os serviços: