Marca Ambient

Comunicação

Modelagem de escoamento externo urbano

15 julho 2019

Os ventos são movimentações das massas atmosféricas, resultantes das diferenças de pressões que nela se originam. A medição sistemática dos ventos em uma dada região, permite estabelecer suas caraterísticas básicas como: direção, velocidade e frequência, geralmente representadas de forma consolidada em gráficos denominados Rosa dos Ventos, com periodicidades pré-definidas, como demonstra a figura abaixo.


Fonte: Autodesk, 2019

Em algumas situações, a implantação de estruturas dos empreendimentos civis pode alterar a dinâmica dos ventos de uma região, conforme apresenta a figura abaixo, gerando zonas de estagnação de ventilação, que prejudicam a salubridade ambiental dessas edificações.

Fonte: Romero, 2011

Fonte: web, 2019

Além das questões urbanísticas, de extrema importância para uma série de trabalhos técnicos, como Concepção Inicial de Projetos e Estudo de Impacto de Vizinhança, os estudos da dinâmica dos ventos também têm grande importância para determinação da magnitude dos esforços a serem suportados pelas estruturas das edificações existentes e a construir.

Tais estudos podem ser realizados através de simulações com modelos em escala reduzida, bem como através de modelagem computacional.

A Ambient Engenharia e Consultoria, aplicando tecnologia de ponta e profissionais capacitados, vem desenvolvendo estudo de dinâmica dos ventos em seus estudos, conferido aos seus trabalhos mais qualidade e confiabilidade. Saiba mais sobre esse serviço, entre em contato com a nossa equipe! (47) 3422-6164 • ambient@ambient.srv.br

  • Este artigo foi interessante pra você?
  • Sim
  • Não
Opinião registrada... obrigado