Marca Ambient

Cases

Palestra e Assessoria

11 abril 2019

Serviços Utilizados:

Assessorias Consultorias Licenciamentos Ambientais

Recentemente, a Ambient participou da 1º SIPATMA realizada pela Busscar, promovendo uma palestra sobre o meio ambiente para funcionários e fornecedores da empresa.

 

A conversa, conduzida pelo nosso engenheiro ambiental Osni Capraro, abordou a importância da conscientização ambiental em diversos grupos, assim como as responsabilidades de cada cidadão, do governo e das empresas privadas. Traçando um paralelo com a atuação da Busscar, Osni lembrou a importância de práticas de conservação dentro da organização, como as estações de tratamento de efluentes sanitários, separação do lixo e criação de áreas de armazenamento para produtos químicos.

 

Para Osni, a demonstração dessas atitudes é benéfica para todos. “Mais que boas práticas da empresa, essas ações servem de exemplo para pequenos hábitos que podemos adotar em casa”, explica o engenheiro.

 

Parceria com responsabilidade     

Nossa parceria com a Busscar vigora desde 2017, ano em que a fabricante de ônibus retomou as suas atividades. Contratada no início do processo, a Ambient cooperou ativamente em cada etapa da regularização para a reativação das operações da Busscar, uma oportunidade única para nosso escritório, segundo Capraro. “Para nossa equipe foi uma grande honra participar desse retorno, ainda mais por ser uma empresa de Joinville que já teve grande representatividade na cidade”, destaca.

 

Com o envolvimento de profissionais de todas as áreas da Ambient, o desenvolvimento do projeto exigiu um planejamento especial. Todos os aspectos foram analisados com cuidado para entregar um resultado com o devido padrão de excelência em um curto espaço de tempo, mantendo a qualidade da empresa.

 

Um dos primeiros desafios foi o trâmite burocrático para estabelecer a volta da Busscar. “Em termos burocráticos, o processo da Busscar não era comum. Por isso, necessitamos resgatar o histórico de informações existentes e dialogar com o IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina) sobre os caminhos a seguir”, detalha Capraro. Uma vez alinhado como se daria o andamento do processo, nós realizamos o estudo ambiental, bem como os procedimentos para a obtenção das licenças de instalação e operação.

 

Mantendo nossa excelência no atendimento e adequando as atividades ao prazo previsto, expandimos nossa equipe com a contratação de novos profissionais, o que contribuiu efetivamente para a realização das análises de campo e da documentação necessária para aprovação do projeto, que foi finalizado em 2018 com a emissão da Licença Ambiental de Operação.

 

Busscar: uma referência de atuação

Há 70 anos a Busscar vem desenvolvendo e entregando aos seus clientes carrocerias de excelência, produzidas com tecnologia de ponta e design atemporal para os mercados nacional e internacional. Após cinco anos sem atividade, em junho de 2017, a marca e os ativos produtivos foram adquiridos por novos investidores cuja maioria é composta por acionistas do grupo Caio Induscar. Assim, os produtos Busscar passaram a ser produzidos pela empresa CARBUSS – Indústria Catarinense de Carrocerias LTDA, em seu parque fabril em Joinville.

 

A Busscar conta com duas plantas, uma em Pirabeiraba e outra em Rio Negrinho. A área total instalada é de 584.372,0 m², e a área construída é de 214.807,0 m². Desde o início de sua produção, em maio de 2018, a Busscar oferece a seus clientes uma vasta gama de produtos para empresas de transportes rodoviários, fretamento e turismo. Atualmente, fabrica 5 modelos de carrocerias de ônibus: El Buss 320, Vissta Buss 340, Vissta Buss 360, Vissta Buss 400 e o Vissta Buss DD.