Marca Ambient

Cases

Projeto de Dragagem

15 fevereiro 2019

Serviços Utilizados:

Gestão e execução de obras Estudos Hidrológicos

Com grande movimentação e armazenamento de cargas, os portos recebem dezenas de navios por mês. Para aumentar o fluxo de embarcações que atracam na área portuária, são necessárias ações de ampliação e manutenção do local de atracação e canais de acesso. Entre elas está a dragagem de aprofundamento, projeto esse desenvolvido recentemente pela equipe da Ambient em terminal portuário situado no nordeste de Santa Catarina.

 

O projeto foi desenvolvido com a intenção de aumentar a profundidade da área próxima ao cais para 12 metros, possibilitando o aporte de embarcações maiores.

 

A primeira etapa do processo é realizar a batimetria do local, onde foram utilizados equipamentos específicos para determinar a profundidade da área. Com esse levantamento, foi possível calcular o volume de material a ser removido e a área total de dragagem.

 

A partir da batimetria, desenvolvemos uma malha de pontos em programa específico, que simulou a superfície subaquática para prever as cotas para o cumprimento do projeto. Como o fundo subaquático é irregular, foi necessário conhecer a profundidade exata de cada espaço, para que ao final, todo a área marinha fique nivelada.

 

Com base no volume que será removido, criamos um cronograma que definiu desde os equipamentos necessários ao tempo estimado para a total retirada dos sedimentos. Neste caso, as extrações são efetuadas por embarcações conhecidas como dragas, que escavam o fundo marinho ou utilizam o mecanismo de sucção. Após a retirada do sedimento, as dragas navegam até uma área de mar aberto conhecida como bota-fora, para realizar o descarte oceânico.

 

Cada projeto de dragagem possui uma duração diferenciada, que varia conforme a complexidade das ações programadas. Para saber mais sobre serviços de engenharia civil que são realizados em áreas portuárias, entre em contato e consulte nossa equipe. Contamos com profissionais qualificados para exercer diferentes atividades com eficiência e responsabilidade.